Idade do Baby Arthur

Lilypie Primer Ticker

quinta-feira, novembro 30, 2006

Barcelona

Após longos 2 anos estudando espanhol, fiz minha primeira visita a Espanha…Por ironia do destino fui para Barcelona, onde eles não falam o castelhano, idioma ao qual me dediquei este tempo, e sim o Catalão. Esta viagem foi um encontro comigo mesma...

Barcelona foi toda renovada para a realizaçao dos Jogos Olímpicos de 1992 e posteriormente para realização do Fórum em 2004. A cidade ainda tem o clima de ‘obra’no ar...Obra em todos os lugares...Desde ruas, trens até mesmo na preciosa ‘La Sagrada Família’ que, do gênio Gaudí. Aliás...Gaudí é sinônimo para Barcelona. Visitamos o Parque Guell, La Sagrada Família, A Casa Bartló, A casa Milá...A sensação de genialidade só aumenta com a visita a cada obra...Um conceito de arquitetura único. Nesta viagem, soube que este gênio faleceu num trágico acidente: aos 74 anos foi atropelado por um tram (os trens urbanos que circulam nas grandes cidades da Europa). Isso fez com que a cidade passasse mais de 70 anos sem este tipo de transporte!!! Só pro Fórum de 2004 é que os trams foram reativados.

Na Espanha muitas coisas foram familiares para mim: como a comida, a alegria do povo e a temperatura mais agradável. Nos empolgamos com tudo e compramos muitas e muitas lembranças gastrômicas do pais: cava, chouriço, jamón e até mesmo o precioso azeite. Lá, eles utilizam o azeite para tudo: desde o preparo culinário dos alimentos até mesmo em cima do pão, na hora de preparar um ‘bocadilho’que é o típico sanduíche da Catalunha, regiao onde Barcelona está situada.

Lembranças e sensaçoes deliciosas...Coisas que não pude registrar com minha máquina, mas que para sempre estarao gravadas em minha mente: como o vento no Mar Mediterrâneo ou as pessoas maravilhosas que encontramos pelo caminho. Pessoas como o Senhor Javier que cantou para nós um flamenco...Uma linda estória e amor e dor... Já na nossa despedida...E que despedida!!!

No último dia tivemos um típico almoço espanhol...Preparado pelas ‘Madres”....Senhoras que se dedicam ao trabalho (no campo ou na cidade) mas também se dedicam ao preparo dos alimentos. Uma típica “paella’ foi o nosso menu. Com os gambas maravilhosos...Que aqui têm razao de ser...Sim...Quem imaginaria uma ‘paella’ sem os fantásticos gambas?!?

Falando da comida...Em Barcelona eles comem diariamente com bastante fartura! Antes de tudo uma entrada, que eles chamam de ‘vermute’ onde temos azeitonas e outras conservas...Além de pão, é claro! Sim, porquê toda refeição é feita com o pão a mesa. Logo depois, segue a refeição normal...que se constitue do primeiro prato, segundo prato e o postre (sobremesa). Todo este banquete pode ser regado a vinho (até mesmo os caseiros sao maravilhosos) ou mesmo a famosa sangria...Que não deixa de ser vinho, só que agora misturado com açúcar, gelo e pedaços de laranja...Hum...Deliciosa.

Agora já estou a espera da minha próxima visita a Espanha...A terra das touradas, de Gaudí, de Picasso, da sangria, da gastromia maravilhosa, das grandes obras arquitetônicas e de um povo realmente ‘caliente”.
Parte do complexo olimpico construido para as Olimpiadas de 2002


Comendo Jamon...

e bebendo vinho...as instituicoes da parte catalunha...Como falar de Barcelona sem pensar no famoso Jamon Serrano?!?!?

Nenhum comentário: